quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Educação em tempos de paradoxo

Os quatro pilares da educação do sec XXI são algumas das bases que deveriam ser sustentação da educação nos países. Aprender a conhecer, a partir do sentido que promove a capacidade de discernir, devemos ter a curiosidade de perguntar para manter o movimento, reconhecer que na atualidade o surgimento de conhecimento só vem dos campos tradicionais de conhecimento. Um profissional para ter excelência, para ser bom deve conhecer além da sua área de atuação, conhecimento específico, o conhecimento geral e específico devem andar juntos. Para que haja a qualidade, a pratica e a teoria devem andar juntas, elas são indissociáveis.
Aprender a fazer é indissociável do conhecer, pois o fazer não pode ser só a aplicação de uma metodologia, mas se deve conhecer sobre o processo, os fundamentos, para saber agir em quaisquer que forem as situações que ocorrerem.
Aprender a viver juntos, capacidade de dialogar, de trabalhar em conjunto, isso volta na questão do produzir conhecimento, estar na fronteira do estranho, em contato com coisas e saberes diferentes. Esse aprender a viver juntos não deve ser na tolerância.
A maior armadilha é achar que sempre os outros é que não respeitam os gordos, que os outros não respeitam os velhos, essa forma de pensar e agir é não nos reconhecermos, pois nos somos assim, a sociedade nos impõe essa maneira de ser a agir.
A charge a seguir é um retrato da qualidade da educação na atualidade: 


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